quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Declaração da Arquidiocese do Rio sobre a PLC 122 e Reforma do Código Penal

“Estão para serem votados nesta terça-feira, 17 de dezembro [ontem], dois projetos no Congresso Nacional, o PLC 122 e a Reforma do Código Penal. Tanto no Senado como na Câmara Federal, muitos parlamentares reconhecem que a liberdade religiosa e a liberdade de expressão, assim como a inviolabilidade da vida humana são direitos fundamentais para a estabilidade da democracia brasileira”.
O trecho faz parte da declaração assinada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, seus bispos auxiliares, vigários episcopais e assessores diretos na reunião do governo diocesano.
A Arquidiocese reconhece que existe uma forte pressão partidária, ideológica e midiática sobre os senadores e deputados para que aprovem projetos que vão contra as normas que o próprio Criador inscreveu na pessoa humana e acredita, nesse tempo de preparação para o Natal, no poder da intercessão e confia à Sagrada Família de Nazaré as famílias brasileiras e o futuro ético, cultural e social do Brasil.

Fonte: arqrio.org




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Anúncio publicitário da Unilever apoia a Família e a Vida

O mundo está mudando. O grupo multinacional anglo-holandês Unilever, que possui cerca de cinquenta empresas dentre as de maior prestígio da indústria de alimentos, cosméticos, perfumes e produtos químicos, incluindo marcas como Lipton, Knorr, Dove, Signal, Pepsodent e Calvin Klein, promoveu um vídeo de quatro minutos e meio no qual incentiva homens e mulheres de todo o planeta a trazerem novos filhos e filhas ao mundo. 
O vídeo, que está no YouTube, se chama "Why bring a child to this world?" (Por que trazer um filho a este mundo?) e já ultrapassou dois milhões e meio de visualizações.
As imagens mostram homens e mulheres de diversos países falando seriamente sobre os problemas e dificuldades que enfrentam para começar uma família e ter filhos. A seguir, o vídeo fornece razões válidas para a esperança e recorda que ter filhos é uma das razões mais importantes pelas quais vale a pena viver a vida.
Depois de perguntar "por que trazer um filho a este mundo", os autores do projeto de ecologia e sustentabilidade da Unilever, o "Sunlight Project", respondem: "Porque nunca houve uma época melhor do que esta para criarmos um futuro brilhante".
"Nós acreditamos num mundo em que não haverá crianças indo dormir com fome; em que cada casa tem água suficiente para beber, tomar banho e fazer faxina; onde as doenças podem ser prevenidas e evitadas; e onde cada criança pode viver durante anos e mais anos depois de completar o seu quinto aniversário. Não temos a pretensão de conhecer todas as respostas, mas convidamos você a se juntar a nós para continuar esta jornada", termina a mensagem.

Fonte: ZENIT (Agência Internacional Católica de Notícias)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O Advento

Por D. Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

Entramos no novo Ano Litúrgico com o tempo do Advento. Este tempo nos chama a atenção para a Vigilância, para acolher os Sinais de Deus nesse Ano A, em que nos acompanhará aos domingos principalmente o Evangelho de São Mateus.
Com o Advento, entramos no tempo que nos prepara para a segunda vinda de Cristo e para o Natal do Senhor, sua primeira vinda na história. Este tempo de esperança nos faz relembrar e reviver as primeiras etapas da História da Salvação, quando os homens e as mulheres se preparavam para a vinda do Salvador, a fim de que também nós possamos preparar hoje em nossa vida a vinda de Cristo por ocasião do Natal. Nas duas primeiras semanas do Advento, vigilantes e alertas, esperamos a vinda definitiva e gloriosa do Cristo Salvador, e nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, preparamos mais especialmente o seu nascimento em Belém.
O tempo do Advento vem acompanhado do convite do profeta Isaías: "Dizei aos que têm o coração pusilânime: "Tomai ânimo, não temais... o nosso Deus... vem em pessoa salvar-nos “" (Is 35, 4). Ele torna-se mais envolvente com a aproximação do Natal, enriquecendo-se com a exortação a preparar o coração para o acolhimento do Messias. Aquele que o povo espera virá certamente, e a sua salvação será para todos os homens.
A liturgia do Advento, repleta de evocações constantes da expectativa jubilosa do Messias, ajuda-nos a compreender plenamente o valor e o significado do mistério do Natal. Não se trata de comemorar apenas o acontecimento histórico, que se verificou há mais de dois mil anos numa pequena aldeia da Judeia. Ao contrário, é preciso compreender que toda a nossa vida deve ser um "advento", uma expectativa vigilante da vinda definitiva de Cristo. Para predispor o nosso coração para receber o Senhor que, como dizemos no Credo, virá um dia para julgar os vivos e os mortos, devemos aprender a reconhecê-Lo, Ele que está presente nos acontecimentos da existência quotidiana. Então o Advento é, por assim dizer, um treino intenso que nos orienta decisivamente para Aquele que já veio, que virá e que vem continuamente.