quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Nota do Regional Leste 1 da CNBB sobre a riqueza da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia

A família é um dom precioso, porque, esforçando-se sinceramente por crescer no amor recíproco, contribui para renovar o próprio tecido de todo corpo eclesial e social. (cf. AL 207).

Nós, bispos, padres, diáconos e leigos, do Regional Leste 1 da CNBB, reunidos na 15ª Assembleia Geral, interpelados pelo Ano Santo da Misericórdia, dirigimo-nos aos irmãos na Fé e a toda a sociedade fluminense, no desejo de trazer a riqueza da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (Alegria do Amor), do Papa Francisco. Desejamos que esta Exortação seja acolhida e objeto de constante reflexão para as ações em favor das famílias.
Reconhecemos que a realidade das famílias em nosso Regional é complexa e de difícil síntese. Mesmo assim, desejamos manifestar alguns pontos que nos causam maior preocupação. Reconhecemos que o mundo de hoje passa por agudas transformações, que afetam a vida de todas as pessoas, atingindo muito diretamente a realidade da família, que sofre com o forte processo de individualização da vida, chegando mesmo ao extremo do individualismo. Sentimos a influência da tecnologia sobre a vida das pessoas, alterando comportamentos e valores. Preocupamo-nos com o consumismo, que, ultrapassando o nível da relação com os objetos, atinge a relação com as pessoas, levando à mentalidade do descartável. Preocupamo-nos também com a crescente violência nas suas mais diversas formas. Esta violência se manifesta vinculada a diversos fenômenos agudos, dentre os quais destacamos a drogadição, o alcoolismo, a pedofilia e os processos educacionais mais voltados para as lógicas do mercado do que para a transmissão de valores. Aumenta o empobrecimento da população em geral, levando as famílias a experimentarem o desemprego, a perda do lar, a fome e, em consequência, o esfacelamento. Constatamos que a maioria das políticas de Estado não olham para a família em seu conjunto, privilegiando mais o indivíduo e buscando afastar, em nome da laicidade, a relação entre a fé e a vida familiar. Não podemos deixar de nos preocupar com as inúmeras formas de desvalorização da vida, alimentadas por forte pressão da mídia, em especial no que diz respeito à ideologia de gênero e à legalização do aborto e da eutanásia. Angustiamo-nos por ver que a afetividade e a sexualidade vêm se tornando cada vez mais desenfreadas e desconectadas da vida matrimonial. Sabemos, por fim, que estes e outros aspectos do mundo atual são conhecidos de todos. Voltamo-nos a eles por acreditarmos ser impossível calar a voz enquanto eles não forem superados.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ideologia de Gênero é contrária ao plano de Deus

A Arquidiocese do Rio de Janeiro apoiará dois eventos de oposição à Ideologia de Gênero neste mês de novembro: o primeiro é o ato em favor da família e contra a Ideologia de Gênero, no dia 15 de novembro, na Praia de Copacabana, e o segundo é o Seminário sobre a Ideologia de Gênero, no dia 26 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.
O tema vem sendo tratado pelo Papa Francisco em diversas situações. Ele fez e faz questão de deixar claro, em algumas de suas declarações e publicações, incluindo a Encíclica Laudato Si’, que é contra o que ele chamou de Teoria de Gênero.
Em sintonia com o Papa Francisco, e na arquidiocese, o Cardeal Orani João Tempesta convidou os fiéis a participarem de ambos os eventos.
“Serão momentos importantes de apoio à família, para que cada vez mais os pais e as crianças sejam respeitados em seus direitos e em sua orientação. É uma cultura que atrapalha a família e o futuro da humanidade. Para que não penetre em nossa sociedade, devemos buscar soluções para que o país respeite a liberdade das pessoas, dos pais e daqueles que orientam para a construção de um mundo de paz”, afirmou o cardeal.
Para o bispo animador da Pastoral da Família, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, lutar contra a Ideologia de Gênero não é um retrocesso: é fazer com que se conheça a malícia e a virulência dessa ideologia para a família e para a educação da juventude.
“É importante para mostrar que a cultura moderna não pode ser imposta por grupos e pessoas que queiram introduzir nas pessoas valores que vão contra o bem da família e da sociedade. É um movimento de esclarecimento para mostrar que a família tem prioridade na educação de seus membros, especialmente quando as crianças são pequenas”, explicou.
Segundo ele, “a família é o agente social mais importante que existe porque é uma escola de virtudes cidadãs e fortalecimento da cultura da sociedade”.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5067/ideologia-de-genero-e-contraria-ao-plano-de-deus