segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Natividade
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Celebração em Família para a noite de Natal
Animador: É graça de Deus podermos estar aqui, reunidos, celebrando o Natal do Senhor entre nós, pois foi Ele mesmo quem disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.”
Pe. Luis Gonzaga
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
10 Mandamentos para a Paz na Família
1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo.
2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.
3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando, e a diversão aproxima as pessoas.
4. Eduque se filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.
5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivem a violência.
6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.
7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.
8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.
9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
IV Semana Batismal da Paróquia Santa Teresa de Jesus
A Paróquia Santa Teresa de Jesus de Coelho Neto convida para a IV SEMANA BATISMAL, que contará com palestras sobre diferentes temas: “As drogas na família do batizado”; “O Espírito Santo na vida do batizado”; “Do abandono ao resgate”, e um grande momento de meditação ao final.
Paróquia Santa Teresa de Jesus
Rua Macabú, nº 310 – Coelho Neto
Informações pelo telefone: 2471-6858
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Encontro de Formação de agentes da Pastoral do Batismo 2011
Foi realizado na Igreja de Sant'Ana, nos dias 01 e 08 de Outubro, Encontro de Formação para agentes da Pastoral do Batismo promovido pelo Vicariato Urbano, que foi aberto a participação de outros Vicariatos.
No encontro do dia 01, o Diácono Gilvan abordou o seguinte tema: "A Identidade do Agente da Pastoral do Batismo" e no encontro do dia 08 de outubro, quem ministrou foi a Maria da Glória (tia Glorinha) coordenadora do pré-catecumenato infantil do vicariato norte, que apresentou dinâmicas sobre o batismo e falou sobre "A Missão do Batizado".
Confira algumas fotos dos encontros:
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
A Iniciação Cristã e a Vida Comunitária
(...) A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida e se coloca diante do Senhor com suas feridas e dificuldades.
A vida cristã do catequizando é um dom destinado a crescer. O momento pastoral comunitário de educação permanente na fé se orienta e alimenta de modo contínuo o dom da comunhão e da missão. É claro que, para sair dessa encruzilhada na qual a catequese se encontra em muitas realidades que ainda não acordaram para a iniciação cristã, a educação da fé precisa assumir a dinamicidade e circularidade do processo evangelizador como princípio de renovação e de mudança.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Encontro de Formação de Agentes da Pastoral do Batismo 2011
Encontro promovido pelo Vicariato Urbano, aberto a todos os outros.
Local: Igreja de Sant'Ana (Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, 11 - Centro)
1º encontro: dia 01/10/2011, de 08h30 às 12h
Palestrante: Diácono Gilvan Francisco (Paróquia Nossa Senhora de Copacabana)
2º encontro: dia 08/10/2011, de 08h30 às 12h
Palestrante: Maria da Glória G. Louro Braga (coordenadora vicarial do pré-catecumenato infantil - Vicariato Norte)
Inscrições pelos telefones: 2265-1942 / 3903-8864 / 9316-9052
Falar com Néia
Ou pelo e-mail: mariocineiaflanklim@gmail.com
Traga uma gostosura para partilharmos no lanche.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Aprofundamento Anual do Batismo
Abertura com a presença do bispo animador da Iniciação Cristã: D. Pedro Cunha Cruz
Dia 06 de agosto de 2011
Palestrante: Sonia Maria M. de Souza Cosentino
Dia 13 de agosto de 2011
Palestrante: Pe. Fábio Siqueira
Hora: 8:30 às 11:30 hs.
Local: Edifício João Paulo II (2º andar)
Rua Benjamim Constant, 23 - Glória
Inscrições: com os coordenadores vicariais no dia e no local das palestras.
Obs: O lanche será partilhado de acordo com o Vicariato:
Jacarepaguá, Sul e Urbano: refrigerante ou chocolate
Leopoldina, Norte, Oeste e Suburbano: doce ou salgado
terça-feira, 14 de junho de 2011
ENCONTROS DE FORMAÇÃO NO OESTE
sábado, 16 de abril de 2011
Vida Nova Batismal
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Nascer de Novo
Jesus faz com que Nicodemos passe das realidades visíveis às invisíveis. Cada um de nós nasceu de um homem e de uma mulher, dum pai e duma mãe; este nascimento é o ponto de partida de toda a nossa existência. Nicodemos pensa nesta realidade natural. Ao contrário, Cristo veio ao mundo para revelar outro nascimento, o nascimento espiritual. Quando professamos a nossa fé, dizemos quem é Cristo: «Creio num só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e Se fez homem. Sim, jovens, meus amigos, o Filho de Deus também Se fez homem por vós, por cada um de vós!
4. «Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5). Deste modo, para entrar no Reino, o homem deve nascer de novo, não segundo as leis da carne, mas segundo o Espírito. O batismo é precisamente o sacramento deste nascimento. O Apóstolo Paulo explica-o em profundidade, na passagem da Carta aos Romanos que acabamos de escutar: «Ignorais, porventura, que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na Sua morte? Pelo batismo sepultamo-nos juntamente com Ele, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, mediante a glória do Pai, assim caminhemos nós também numa vida nova» (Rm 6, 3-4). O Apóstolo oferece-nos aqui o sentido do novo nascimento; mostra porque o sacramento do batismo se realiza pela imersão na água. Não se trata duma imersão simbólica na vida de Deus. O batismo é o sinal concreto e eficaz da imersão na morte e na ressurreição de Cristo. Compreendemos, então, porque a tradição ligou o batismo à Vigília pascal. É neste dia, e sobretudo nesta noite, que a Igreja revive a morte de Cristo, que a Igreja inteira é tomada no cataclismo desta morte, da qual surgirá uma vida nova. A vigília, no sentido próprio da palavra, é então a expectativa: a Igreja espera a ressurreição, espera a vida que será a vitória sobre a morte e levará o homem a esta vida.
A toda a pessoa que recebe o batismo é dado participar na ressurreição de Cristo. São Paulo retorna muitas vezes a este tema que resume o essencial do verdadeiro sentido do batismo. Ele escreve: «Uma vez que nos tornamos com Ele num mesmo ser por uma morte semelhante à Sua, também o seremos por uma ressurreição semelhante» (Rm 6, 5). E também: «Sabemos todos que o velho homem foi crucificado com Ele, para que o corpo do pecado fosse destruído, a fim de já não sermos escravos do pecado. Na verdade, aquele que morreu está absolvido do pecado. Se morrermos em Cristo, com Ele também havemos de viver, pois sabemos que Cristo, ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre Ele. Porque, quanto a Ele, morreu pelo pecado, morreu uma só vez; mas a Sua vida é uma vida para Deus. Do mesmo modo, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo» (Rm 6, 6-11). Com Paulo, queridos jovens, vós dizeis ao mundo: a nossa esperança é firme; por Cristo, vivemos para Deus. (...) 22 de Agosto de 1997
TRECHO DA MEDITAÇÃO DO PAPA DURANTE
A «VIGÍLIA BATISMAL»
COM OS JOVENS EM «LONGCHAMPS», PARIS)