quarta-feira, 5 de maio de 2010

EVANGELIZAÇÃO - parte I


EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO



Introdução:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me ungiu e me enviou para anunciar a BOA-NOVA aos pobres”. (Is 61,1)

O que é evangelização?


Evangelizar é a Boa-Nova, anunciar o Evangelho, em ordem à conversão de toda a criatura, sem distinção.
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15)

“A evangelização não se refere somente a pregação missionária que se propõe suscitar o primeiro ato de f´r, mas todo processo de amadurecimento da fé.” (Mons. Benítez, bispo de VILLARRICA)

Os doze apóstolos e a primeira geração dos cristãos cumpriram ao pé da letra a Lição de Cristo e dela fizeram um programa de ação e de vida. Jesus é o nosso mestre e foi o primeiro e maior dos evangelizadores. Ofereceu a essa missão seus três anos de vida pública e até mesmo o sacrifício de sua vida terrena.


Em primeiro lugar, anunciou o Reino de Deus, tão importante que tudo o mais passou a ser o “resto”. Como Centro de sua BOA-NOVA, Cristo anuncia a Salvação, esse grande dom de Deus que é libertação de tudo aquilo que oprime o homem, e que é libertado sobretudo do pecado, na alegria de conhecer a Deus a ser por ele conhecido.


Jesus, declarou de cidade e, em cidade o alegre anúncio da realização das promessas e da aliança feita por Deus com os homens costumava dizer.

“...O Reino de Deus está dentro de vós”. (Lc 17,21)


“Vinde a mim, vós todos que estás cansados e eu vos aliviarei”. (MT. 11,28)

Bem aventurados os pobres, os mansos, os misericordiosos e os perseguidos... (cf. Mt 5)

Jesus se utilizava de uma psicopedagogia profunda de maneira que todos os que o ouvisse, o entendesse, pois Ele repetia sempre “Eu vim para que todos tenham visa e a tenham em abundância." (Jo 10,10)

Abundância de graça, alegria, felicidade, de vida plena e total aqui e agora. E assim a evangelização de Cristo tornou-se de uma universidade sem fronteiras.

Decorridos vinte séculos, as condições da sociedade atual obrigaram a Igreja rever os métodos de fazer chegar ao homem moderno o evangelho de Cristo. Faz-se mister tornar a Igreja do século XX, mais atuante na difusão do evangelho, haja vista ser sua própria missão.

A evangelização é comunicação e nós Cristãos somos responsáveis por ela, pois a ordem dada aos doze, “pregai a BOA-NOVA”, continua em vigor para todos, porque ela foi dirigida a todos os homens de todos os tempos. E todos os que se congregam na comunidade as Salvação podem e devem, por sua vez comunicá-la e difundi-la.

Quem evangeliza, deve possibilitar sempre o encontro renovado da Palavra de Deus com o homem na sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário