sexta-feira, 21 de março de 2014

Cultura da Vida

Centro Social Nossa Senhora do Parto será inaugurado no Dia Municipal do Nascituro
A vida é o primeiro direito de todo o ser humano, porque quando ela não é defendida todas as pessoas podem estar em risco. Para resguardar esse direito primordial, desde a concepção, a Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida vai celebrar o Dia Municipal do Nascituro, em 25 de março, com orações e ações sociais, na Igreja Nossa Senhora do Parto, no Centro.
“Será um grande dia de conscientização e valorização da vida. Teremos momentos de louvor, ação de graças e agradecimento a Deus pelo dom maior que é a vida. O nascituro é a criança que cresce no ventre materno, local onde é gerada a grande bênção de Deus que é a vida humana”, afirmou Maria José da Silva, membro da comissão arquidiocesana.
A partir das 10h, integrantes da comissão e do Movimento da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto estarão na igreja. A Santa Missa, seguida de bênção para as gestantes, será presidida às 13h30 pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que é presidente da comissão.
O Dia do Nascituro foi instituído pela Lei nº 3847, de 24 de maio de 2002, e coincide com a solenidade da Anunciação do Senhor, celebrada nove meses antes do Natal.
Após a missa, acontecerá a inauguração do Centro Social Nossa Senhora do Parto, para acolhimento e orientação à mulher. No centro social serão realizados atendimentos gratuitos às mulheres grávidas. São eles: serviço social, psicologia, terapia de família, orientação jurídica-defesa e direito da mulher, curso e acompanhamento educativo a gestante, projeto Maternidade Responsável e orientação sobre o método Billings.
Haverá coleta de doações de fraldas descartáveis e enxovais de bebês. O endereço da igreja é Rua Rodrigo Silva, 7. O atendimento do centro social será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações: 2292-8892.

Amparo às mulheres
Maria José destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 416/2011, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que institui o Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e Abandono de Incapaz e autoriza o Poder Executivo a criar casas de apoio à vida. “A finalidade é acolher, amparar e ajudar as mulheres em situação de risco. Devemos dizer ‘sim’ à vida através desse projeto. Vida sim, aborto nunca”, ressaltou ela.
Entre as principais determinações, estão que nas hipóteses de estupro, gravidez indesejada ou acidental, em que a mulher não tiver meios e apoio para uma gestação segura, o Poder Público deverá oferecer assistência social, psicológica e pré-natal, além de orientar e encaminhar através da Defensoria Pública os procedimentos de adoção, se assim for a vontade da mãe e da família. O atendimento, acompanhamento e auxílio às gestantes será realizado em Casas de Apoio à Vida, dotadas de assistentes sociais, psicólogos e médicos.
Segundo os idealizadores do projeto, o aborto além de não caminhar com o sistema jurídico brasileiro, em nada satisfaz quem o pratica, e muitas mulheres recorrem ao aborto pela ausência de opções.
A inspiração foi fornecida pela beata madre Teresa de Calcutá: “Não pararemos enquanto for possível encontrar nas nossas cidades uma mulher que diga: ‘Eu abortei porque não encontrei quem me ajudasse’”.

“Eu dei para ela a oportunidade de viver”
"Após sofrer uma violência sexual, eu engravidei. Poderia ter feito um aborto, mas optei em manter a gestação, acreditando que iria gerar um vínculo de amor e afeto com a criança, da mesma forma que eu tenho com os meus filhos. Quando me dei conta de que não conseguia, achei que o melhor seria que ela fosse adotada, porque não queria tirar uma vida, queria que a criança ficasse bem. Saber que ela foi adotada e está sendo muito bem cuidada por um bom casal deixou meu coração aliviado. Eu dei para ela a oportunidade de viver e crescer em uma família de bem, com o amor e carinho que eu não poderia dar" (A.O.B É MÃE DE DUAS CRIANÇAS, DE SEIS E NOVE ANOS)

ESTATUTO DO NASCITURO: A VIDA HUMANA DEVE SER PROTEGIDA
É possível assinar a petição online para aprovação do Estatuto do Nascituro, Projeto de Lei 478/07, que tramita na Câmara dos Deputados, pelo link http://migre.me/gjGiG (Movimento Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto). Mensagens podem ser enviadas aos deputados pelo site www.camara.leg.br.
“Precisamos nos unir para a aprovação deste estatuto. Devemos defender a vida humana, que é sagrada e deve ser preservada e protegida pelo Estado. Nossa Constituição de 1988 diz que “a vida é um direito inviolável”. Queremos enfatizar que a vida é dom maior. Nós temos estatutos do idoso, da criança e do adolescente, e precisamos também ter o do nascituro”, disse Maria José.

2ª Caminhada pela Vida
No dia 4 de maio, acontecerá a 2ª Caminhada pela Vida, a partir das 14h30, na Praia de Copacabana, altura do Posto 6. O evento contará com a participação de representantes de diversas denominações religiosas, demonstrando que a defesa da vida não é somente uma questão religiosa.
“Convido todas as famílias do Estado do Rio de Janeiro a participarem. Estaremos marchando, caminhando e proclamando esse bem maior. Traga sua família, comunidade e monte sua caravana. Venha estar conosco nesse grande grito de vida, de sim à vida. Vamos promover a cultura da vida, por um Brasil vivo, sem aborto”, incentivou Maria José.

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário