quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Semana Nacional da Família 2014: valorizando o Matrimônio

Semana Nacional da Família 2014 reúne fiéis para celebrar e valorizar a vida matrimonial
"A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo" é o tema da Semana Nacional da Família, que será celebrada de 10 a 16 de agosto. O evento é motivado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
            A Semana Nacional da Família, criada em 1992, integra o calendário anual das paróquias e comunidades de todo o Brasil. O tema proposto para este ano quer ajudar as famílias na vivência dos gestos de espiritualidade, que podem fazer a diferença na vida matrimonial.
            O bispo auxiliar do Rio e animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, reforçou que é muito importante que os casais participem das atividades que acontecerão nas paróquias e sigam as orientações propostas no subsídio “Hora da Família”, produzido pela comissão. O livreto, que já está em sua 18ª edição, começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994.
            “Convidamos a todos a participarem para testemunhar a importância da valorização da vida familiar”, incentivou.
            Na Arquidiocese do Rio, também acontecerá o Terço da Família, entre os dias 9 e 15 de agosto, às 20h. A oração, que será transmitida pela Rádio Catedral FM 106,7, será realizada em igrejas dos sete vicariatos.

Encontro eficaz
            A missa de encerramento, que será presidida por Dom Antonio, acontecerá no dia 16 de agosto, às 9h, na Catedral de São Sebastião, no Centro. Assim como aconteceu no ano passado, será realizada junto com o encontro anual da Pastoral dos Coroinhas, para celebrar o Dia de São Tarcísio, que é padroeiro daqueles que servem o altar.
            “Essa união é muito eficaz. A Pastoral dos Coroinhas é uma maneira concreta de aumentar nas crianças e nos jovens o amor à Eucaristia e ao sacerdócio e fomentar vocações sacerdotais, que é uma das finalidades da Pastoral Familiar. A família deve ser o berço da vida, do amor e das vocações religiosas e sacerdotais. No ano passado, a missa foi uma coincidência providencial. Achamos tão bom que decidimos repetir”, disse Dom Antonio.
Congresso no Panamá
            O bispo, que é um dos membros do Departamento de Vida, Família e Juventude do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), está participando do I Congresso Latino-Americano de Agentes de Pastoral Familiar, que acontecerá até o dia 9 de agosto, no Panamá.
            Segundo ele, a finalidade do congresso é encaminhar o trabalho dos agentes da Pastoral Familiar para a construção de uma prática pastoral que permita à família ser o grande agente social que deve ser na sociedade.
            “A família é a célula base da sociedade. É necessário fazer com que ela assuma o seu papel de protagonista, para atuar no âmbito cultural, político e social. Devemos mostrar aos governantes que a família não pode ser apenas um sujeito passivo, mas também deve ser um agente importante na elaboração de políticas de natalidade, educação e saúde”, afirmou Dom Antonio.

Confira a programação do Terço da Família nos vicariatos:
9/8 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo – Vicariato Oeste
10/8 – Paróquia Sagrada Família, na Saúde (Centro) – Vicariato Urbano
11/8 – Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Ramos – Vicariato Leopoldina
12/8 – Paróquia São Tiago, em Inhaúma – Vicariato Suburbano
13/8 – Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Curicica – Vicariato Jacarepaguá
14/8 – Paróquia Nossa Senhora da Luz, no Rocha – Vicariato Norte
15/8 – Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo – Vicariato Sul

Encontros do "Hora da Família 2014":
 1º - A espiritualidade cristã na família
2º - A prática espiritual do casal / família: comunhão e fidelidade
3º - Família de Nazaré, modelo de espiritualidade pela confiança e obediência
4º - A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade
5º - A religiosidade e piedade populares no exercício da espiritualidade cristã
6º - Família, Igreja Doméstica: lugar especial de espiritualidade cristã
7º - Desafios da espiritualidade cristã na família pela comunhão

Fonte: www.arqrio.org / Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário