sexta-feira, 26 de abril de 2013

Batismo, renascer em Cristo!

Batismo = Conversão – Compromisso – Anúncio

            
            Toda criatura humana nasce para a realidade do Amor, pois Deus é amor (I Jo 4,16), e somos a sua imagem e semelhança (Gn 1,27). Assim explica-se a busca pela “completude” que só finda no encontro com Deus.
            “O desejo de Deus está escrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem para si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (CIC 27).
            Jesus nos ensina, por muitas vezes, que Deus não descansa enquanto não conquista o nosso Amor (Lc 15). Daí, entendem-se tantos sinais de seu Amor ao longo da vida humana... na liberdade do Amor podemos dar o nosso sim a Deus. Aporta que abre caminho à capacidade de Amar e generosamente à Graça em Deus é o Sacramento do Batismo (Mt 3,16.17).
            O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã (Sacramento do Batismo, Sacramento da Eucaristia e Sacramento da Crisma). Pelo Batismo dá-se início ao diálogo amoroso com Deus Pai.
            Com o Batismo recebemos a filiação Divina e no Espírito Santo podemos chamar Deus de Pai, e assim participarmos da comunidade de Amor – a Igreja (comunidade cristã). Nela aprendemos a exercitar e viver o Amor a exemplo de Jesus, pois é Ele quem nos ensina com seu testemunho de vida a experiência concreta do Amor.
            “Em verdade, em verdade vos digo quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5). No Batismo recebemos vida nova, acolhendo o dom do Espírito Santo – a vida que brota da participação do Mistério Pascal (Paixão – Morte – Ressurreição de Jesus).

            Jesus é o maior Sacramento de Deus, o grande Sinal de Amor à humanidade (Jo 1,14), e sua prática de vida (Mt 5) nos indica o que Deus quer para cada criatura humana – vida plena (Jo 10,10).
            É no Sacramento do Batismo que experimentamos e vivenciamos o celebrar, no aqui e no agora da história humana, de forma antecipada a felicidade de participarmos do Reino de Deus!
            No Mistério Pascal, Jesus nos faz participantes da experiência de Amor sem igual em toda história humana, nos ensina a assumir a cruz entregando-se ao Amor, na certeza de vencer a morte (Fl 2,6-8).
            Hoje, a Igreja vive a experiência do Amor de Jesus em comunidade: “viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou...” (Pe. Zezinho), aprendendo diariamente no Mistério Pascal (na Santa Missa – Sacramento da Eucaristia) que somos, pelo Batismo, discípulos missionários e testemunhas da ressurreição de Jesus, da notícia que Deus é Amor!
           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário