terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Casamento comunitário na Catedral

No dia 3 de dezembro, pela segunda vez casamentos comunitários foram realizados pela Arquidiocese do Rio na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, dessa vez com 28 casais. Essa ação social, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), tem como finalidade regularizar o estado civil de casais que já viviam no mesmo lar. 
Para os organizadores, o importante é o casamento, por isso a celebração civil e religiosa é totalmente gratuita.
Organizada pelo pároco, monsenhor Joel Portella Amado, a celebração foi presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta com a colaboração de sacerdotes e diáconos permanentes e o apoio e acolhida dos agentes com experiência na Pastoral Familiar.
Em 2015 casaram 192 casais. O número caiu porque muitas paróquias estimuladas pela celebração comunitária do ano passado também promoveram casamentos comunitários ao longo do ano.
Para 2017, por ser o Ano da Família na Arquidiocese do Rio, junto com o Ano Mariano, Dom Orani pediu que as paróquias não façam celebrações comunitárias locais e que encaminhem essas pessoas à Catedral para fazer uma só celebração.
O casamento comunitário de 2017 já tem data, horário e local marcados: dia 2 de setembro, às 16h, na Catedral.
“A celebração comunitária é uma experiência muito rica e bonita. As pessoas de fora só veem a celebração, mas é um evento que começa no início do ano e se prolonga até a data da celebração. A primeira beleza é o contato com os casais que vêm pra pedir informações e solicitar ajuda com a documentação. É nesse momento que escutamos as histórias de vida. É uma experiência muito gostosa”, contou monsenhor Joel Portella Amado.

Foto: Gustavo de Oliveira

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5195/casamento-comunitario-na-catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário