sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Dom João Bosco: Família, dom de Deus, luz para a sociedade

A Semana Nacional da Família (SNF) teve início no último domingo, 13, Dia dos Pais. Uma escolha não ao acaso, visto que no mês de agosto a Igreja recorda a cada semana uma vocação.
“Trata-se de um momento de reflexão e ao mesmo tempo de testemunho e serviço dos cristãos para com a humanidade, “para desenvolver este senso da beleza da grandeza, da alegria que é ser família”, explicou o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o também Bispo de Osasco falou como “a família no Brasil é luz para a vida em sociedade”, justamente, o tema desta 26ª edição do encontro:
"Este tema da família como luz para a sociedade é muito preciso, porque primeiro é um tema bastante amplo, pois quando se fala de luz, o Evangelho e a Sagrada Escritura sempre menciona como a presença de Deus. Deus é luz e a presença de Deus ilumina o mundo!
Nós estamos vivendo num mundo sombrio e isso pela falta de Deus. Então, quando se fala em luz para a vida em sociedade, duas coisas: primeiro, mostra-se que a família é uma luz. Ela em si mesma ela é um dom de Deus. E a segunda coisa, ela não pode ser um dom só para a Igreja ou só para as pessoas que participam da família. Ela é uma luz para a sociedade, ou seja, a família deve se tornar uma família em saída, como pede o Papa Francisco, e ser uma família missionária no mundo. Quer dizer, pelo fato de ser família, ela ilumina o mundo.
Este tema tem produzido para nós muita profundidade na caminhada das famílias, na pastoral familiar, sobretudo com o grande impulso que o Papa Francisco tem dado à família e ao tema da vida familiar”.
Dom João Bosco também nos falou sobre como está se desenvolvendo em todo o país este momento de reflexão e evangelização
"Esta semana é um tempo forte de evangelização, é um tempo em que a família se torna o tema central de toda a evangelização da Igreja, que produzem celebrações, palestras, movimentação nas escolas, nas ruas, nos grupos da pastoral familiar, organizam diversas formas de atuação não só dentro da Igreja, mas também na sociedade.
Nós temos uma publicação chamada "Hora da Família" que tem uma grande penetração nos meios da Pastoral Familiar que traz uma reflexão para cada dia, um tema para cada dia, desenvolvendo o tema central. Isso dá uma grande unidade num país tão grande como o nosso, o Brasil, de ponta à ponta, do sul até o norte, do leste ao oeste, o mesmo tema sendo refletido, sendo aprofundado nas celebrações e na vida cotidiana das comunidades e das paróquias. Isso tem sido cada ano uma riqueza muito grande. Já somos jubilados em prata com este programa de evangelização a cada ano". 

http://br.radiovaticana.va/news/2017/08/17/fam%C3%ADlia,_dom_de_deus,_luz_para_a_sociedade/1331181

Nenhum comentário:

Postar um comentário