segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Matrimônio: ‘o amor de Cristo pela Igreja e pela Humanidade’

Grinaldas, vestidos, gravatas, ternos, alianças e um único desejo: selar o compromisso entre marido e mulher diante de Deus e dos homens. Foi com esse sentimento que 350 casais, junto a familiares e amigos, estiveram na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro da cidade, para a terceira edição do “Dia do Sim”, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, na tarde do dia 2 de setembro.
O casamento comunitário é realizado na Arquidiocese do Rio desde 2015, quando 192 casais uniram-se em matrimônio. Na segunda edição, em 2016, o número caiu para 28, uma vez que muitas paróquias, estimuladas pela celebração anterior, também promoveram as cerimônias em conjunto no decorrer do ano.
Como a arquidiocese vivencia, em 2017, o Ano da Família, foi pedido para que as paróquias encaminhassem os casais que desejavam participar do casamento comunitário para a Igreja Mãe, a Catedral. Dessa forma, os 350 casais oriundos dos mais diversos vicariatos e, até mesmo, de dioceses vizinhas puderam receber a bênção matrimonial e, juntos, ouviram a frase: “Eu vos declaro marido e mulher”.

Amor: o centro da vida conjugal e familiar
Na homilia, Dom Orani destacou que os casais são um sinal do amor de Deus para a sociedade. “Sintam-se motivados a viver, com muita alegria, a vida matrimonial e familiar. Diante de um momento em que muitos desvalorizam a família, vocês são um sinal do seio familiar e do matrimônio cristão, que passa a ser um prenúncio do amor de Cristo pela Igreja e pela Humanidade. Portanto, o casal também possui uma missão no mundo, a partir da fidelidade, do perdão e da reconciliação um com o outro”, comentou.
Dom Orani também afirmou que a celebração é uma resposta à sociedade que vivencia tantos problemas. “Hoje, damos uma resposta para a sociedade violenta, carente, repleta de vingança e ódio. Na vida de uma família, as pessoas que experimentam o amor de Deus e se aceitam, mutuamente, como marido e mulher, transmitem esse amor aos filhos, netos, e a graça de Deus os permite superar as dificuldades, construindo uma nova sociedade, sendo o amor o centro da vida conjugal e familiar”, argumentou.

O arcebispo ainda recordou que “o Papa João Paulo II, profeticamente, já afirmava que o futuro da Humanidade passa pela família. Quanto melhor se vive a vocação e o chamado de unidade matrimonial, cujo amor de Deus permanece no seio familiar, mais o amor de Cristo é transmitido à sociedade”, finalizou.
O pároco da Catedral, cônego Cláudio dos Santos destacou alguns aspectos que incentivaram os casais a participarem do casamento comunitário. “As motivações que levaram esses homens e mulheres a aceitarem o chamado de Deus são muitas. Temos os casais que ouviram falar da celebração e se sentiram tocados, outros que já haviam casado no civil, mas não no religioso, além daqueles que moravam juntos e desejavam receber o sacramento também para receber o Corpo e o Sangue de Cristo nas celebrações”, explicou.

Em comunhão com Deus
O casal Mariani da Costa Feitosa, de 28 anos, e Felipe Nobre da Silva, de 30 anos, estão juntos há três anos. O casamento sempre foi o sonho de Mariani que, muito emocionada, disse: “Decidimos casar na Igreja para receber as bênçãos de Deus. Esse sempre foi o meu sonho. Não tenho palavras para descrever este momento, só consigo chorar”, contou.
Lizandra de Lima Tavares, de 25 anos, e Tiago da Silva Viana, de 29 anos, estão juntos há oito anos. Agora, próximo à chegada do bebê Nicolas, primeiro filho do casal, veio também a decisão pelo matrimônio. “Sempre quis me casar na igreja, mas ainda éramos muito novos. Soube da oportunidade e decidimos abraçá-la. Como estamos à espera do Nicolas, o casamento é uma bênção para nossa família”, destacou Lizandra.
Tais da Silva Gomes, de 26 anos, e Caio Felipe Bezerra, de 27 anos, possuem dois filhos, o Marcos Paulo, de sete anos, e o Vitor Hugo, de apenas um ano. Juntos há sete anos, o desejo veio a partir do conhecimento da importância do matrimônio. “Somos católicos e frequentamos a missa sempre, todos os domingos. Orientaram-nos e explicaram que o matrimônio é um dos sacramentos da Igreja. O diácono de nossa comunidade nos disse: ‘quando pisarem no tapete vermelho, recordem de tudo o que já viveram juntos, tanto os momentos bons quanto os ruins’”, pontuou Caio.
Muitos acreditam que o Sacramento do Matrimônio seja apenas para os mais jovens. Para receber a bênção de Deus não existe idade, o mais importante é que haja amor mútuo, fidelidade e respeito.
Há 22 anos juntos, Rosemeire Marques de Almeida, de 52 anos, e Henrique Borges de Almeida, de 57 anos, têm um filho, também chamado Henrique, de 18 anos. A motivação surgiu a partir dos encontros da Iniciação Cristã de Adultos. “Estou na catequese, preparando-me para receber a Primeira Eucaristia. Senti no coração que este era o nosso momento. Estou muito emocionada e somos agraciados neste dia”, completou Rosemeire.
Aos 72 anos, Glorinha dos Santos Borges também decidiu dizer ‘sim’, diante de Deus, dos homens, dos três filhos e de dois netos, a Edmar Gomes, de 73 anos. Segundo Glorinha, “fazíamos faculdade, depois vieram os filhos, então fomos deixando o casamento. Meu maior sonho sempre foi comungar. Queria estar completamente preparada diante do Senhor. Meu pai dizia que para alcançar a eternidade, os casais precisavam receber o Sacramento do Matrimônio. Meu Senhor não me deixou partir sem que antes eu estivesse completamente em comunhão com Ele. Dentre as muitas graças que recebi, uma delas foi ter meu esposo ao meu lado sempre, e, hoje, estamos unidos à aliança que nos faltava”, finalizou.
Quem também não perdeu a oportunidade foi Amadeu Francisco Varanda, de 91 anos, e Joselita Guimarães Moço, de 75 anos. Eles estão juntos há 54 anos. De acordo com Joselita, “o dia de hoje representa tudo para mim, era o que eu mais queria. Estou muito emocionada. Estamos sempre presentes na santa missa e, agora, mais felizes ainda”, completou.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6126/matrimonio-o-amor-de-cristo-pela-igreja-e-pela-humanidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário