quinta-feira, 20 de junho de 2013

5ª Peregrinação Nacional da Família reúne mais de 170 mil fiéis

Mais de 170 mil fiéis participaram do 3º Simpósio Nacional da Família e 5ª Peregrinação Nacional da Família no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Todos os anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB promove o evento com o objetivo de  promover e visibilizar a ação evangelizadora em favor da família brasileira.
O Simpósio aconteceu dia 25 de maio, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, com o tema "A Transmissão da Fé Cristã na Família –  tarefa dos pais”.
Participaram do encontro o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Raymundo Damasceno; o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família (CEVF), D. José Carlos Petrini; o bispo de Duque de Caxias (RJ), D. Tarcísio Nascentes dos Santos; o bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul-1, D. Emílio Pignoli; os assessores nacionais da CEVF, padre Rafael Fornasier  e padre Wladimir Porreca, os casais da Pastoral Familiar, e ainda, milhares de fiéis vindos de diversas partes do Brasil.
Na abertura do evento, D. Damasceno dirigiu algumas palavras aos presentes onde procurou destacar, em sintonia com o tema do Simpósio, que a família é uma instituição insubstituível, primeira e básica da sociedade, a qual prepara seu futuro também fundamentado na família. Segundo ele, isso acontece  por meio da educação dos filhos, da transmissão de valores humanos, não só por palavras, mas por exemplos.

Logo em seguida, D. Petrini ressaltou a família no designo de Deus se referindo a família como dom que brota amor verdadeiro, por isso, a família que Deus pensou é aquela que dura no tempo, que é fundada no matrimônio, é o que mais garante os cuidados necessários para a sociedade; não somente, a família é uma coisa útil para quem participa dela, mas para toda a sociedade.
O casal Silvana e José de Apucarana (PR) deram um belíssimo testemunho sobre a fidelidade e perseverança na transmissão e educação dos filhos na fé.
Em seguida, acompanhados de suas famílias, os professores do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre matrimônio e família colaboraram com o simpósio descrevendo a família cidadã atuante na sociedade, a beleza da família, os pais como autênticos e insubstituíveis transmissores e educadores da fé e as pequenas comunidades de família como um método de trabalho pastoral.
Por fim, padre Rafael Fornasier incentivou os presentes e milhares de pessoas, que acompanhavam os diversos sistemas de comunicação  da Canção Nova, da promoção da vida e da necessidade de formar em cada paróquia a Comissão pela Vida. E ainda, para finalizar essa parte de formação padre Wladimir lembrou as mais de 3000 pessoas presentes e aos que acompanhavam o evento, em especial pela internet, do modelo de família cristã que deve ser anunciado por todos que acreditam e amam a família, ressaltou  a necessidade de que cada cidade implante a Associação de famílias  e que os agentes de pastorais acolham os casais em situações difíceis e, por fim, motivou a utilizarmos a Hora da Família 2013.
O Simpósio foi encerrado com a Missa, presidida por D. Petrini, concelebradas pelos bispos e monsenhor Jonas e padres presentes.
Padre Wladimir Porreca disse que o encontro foi um presente de Deus para a família brasileira, principalmente, este ano, por favorecer que muitos que gostariam de estar presentes, mas como a distância os impedem puderam assistir todo o simpósio que foi  transmitido ao vivo pela TV Canção Nova.
O sábado foi coroado com a belíssima procissão luminosa organizada pelo Leste 2 que ajudou uma grande multidão de fiéis a rezar o santo terço e ouvir a pregação de dom Tarcísio.
No Domingo, às 5h30 da manhã, uma multidão de peregrinos pôde participar da primeira missa em louvor a família com o tema da Transmissão e Educação da fé aos filhos: tarefa dos pais,  presidida por D. Peruzzo. Logo em seguida, às 8h, D. Damasceno presidiu a Santa Missa. D. Petrini, ás 10h, presidiu a Celebração Eucarística e consagrou a Família brasileira aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e para encerrar a Peregrinação da Famíilia, D. Tarcísio presidiu a Missa das 12 horas agradecendo a Deus a riqueza deste final de semana que foi uma bênção para a família brasileira.
Os eventos foram calculados pela Comissão organizadora e local com uma participação com cerca de mais de 175 mil pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário