sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sínodo dos Bispos: questionário pretende avaliar a família no mundo atual

O documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2014 traz problemáticas inéditas sobre a questão da família no mundo atual. O texto acompanha 38 questões relacionadas ao tema que deverão ser respondidas por paróquias de todo o mundo até o dia 20 de janeiro do próximo ano. O tema do encontro dos bispos é “Desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. O evento está marcado para acontecer entre 5 e 19 de outubro.
São convocados bispos que as conferências episcopais elegem. Além disso, o Papa Francisco designará especialistas no assunto família. Entre as participações haverá sociólogos, antropólogos, médicos de institutos especialistas no assunto família em todo o mundo. Serão entre 100 e 120 participantes, de acordo com Dom Antonio Augusto, bispo auxiliar e responsável pela pastoral familiar da arquidiocese do Rio de Janeiro. “O papa quer cada vez mais que os leigos participem”, ressaltou Dom Antonio.

Documento preparatório “Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização” (clique aqui) 

A elaboração do documento preparatório é uma prática comum antes de todos os Sínodos de Bispos, de acordo com Dom Antonio. No caso do Brasil, as contribuições paroquiais sob a coordenação das pastorais familiares serão entregues à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Será elaborado um documento que será entregue à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, em Roma.
Dom Antonio explicou que o questionário faz uma análise e uma avaliação acerca dos temas que as famílias mais demandam e quais são as medidas tomadas pelas pastorais. “A família é o primeiro e principal núcleo da evangelização. A fé nós recebemos da Igreja, mas é através dos nossos pais, do ambiente familiar que a Igreja vai completando com a catequese e demais meios para nos tornarmos maduros na fé”, explicou.
O objetivo também é que a família cumpra sua missão dentro da Igreja e da sociedade. Entre os itens pautados estão a legislação de cada país sobre a família, a família e a evangelização. Há ainda discussões acerca de casais de segunda união, união homoafetivas e adoção de crianças por casais homoafetivos.
“A Igreja acolhe a todas essas pessoas. Por serem batizadas e não terem renegado formalmente a fé cristã, pertencem à Igreja e têm o direito e dever de ouvirem da Igreja e viverem o que elas podem e devem viver para buscar responder a um chamado à santidade que nasceu no batismo e não no matrimônio”, destacou Dom Antonio.

Encontro Extraordinário
O Sínodo de 2014 tem caráter extraordinário e deverá ser construído um documento prévio de estudos para o ano seguinte. Serão analisadas as contribuições de diversas dioceses, paróquias, institutos e movimentos relacionados à família. Em geral, o encontro dos bispos acontece a cada três anos. Em 2015, durante o Sínodo Ordinário, serão traçadas as linhas pastorais que deverão traçar para o trabalho da família e da nova evangelização do mundo.
O Sínodo é uma decorrência do Concílio Vaticano. Periodicamente eles se reúnem para estudar determinados temas relacionados à evangelização.
Já foram nomeados os secretários para trabalharem na organização do Sínodo do próximo ano. Os responsáveis serão o antigo núncio no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, o Cardeal Péter Erdo, Arcebispo de Esztergom-Budapeste (Hungria), e Dom Bruno Forte, Arcebispo de Chieti-Vasto (Itália).
Segundo Dom Antonio, em 1981 houve um sínodo sobre a família, que gerou o documento que ilumina o trabalho da Pastoral Familiar no mundo inteiro: a Exortação Apostólica Familiaris Consortio. 

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário