terça-feira, 21 de outubro de 2014

A família segundo os Papas

“Se o amor é uma relação, constrói-se como uma casa. Não a queiram construir sobre a areia dos sentimentos que vão e vêm, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. A família nasce deste projeto de amor que quer crescer como se constrói uma casa: que seja lugar de afeto, de ajuda, de esperança”
Francisco, aos noivos, na Praça São Pedro, Dia de São Valentim – 14/02/2014

“Queridas famílias, sede corajosas! Não cedais à mentalidade secularizada que propõe a convivência como preparação ou mesmo substituição do matrimônio. Mostrai com o vosso testemunho de vida que é possível amar, como Cristo, sem reservas, que não é preciso ter medo de assumir um compromisso com outra pessoa”
Bento XVI, na homilia, 05/06/2011


“Nas famílias cristãs, fundadas no sacramento do matrimônio, a fé nos vislumbra maravilhosamente o rosto de Cristo, esplendor da verdade, que enche de luz e de alegria os lares que inspiram a sua vida no Evangelho”
João Paulo II, no encontro com as Famílias, 04/10/1997

“As famílias são ‘o santuário doméstico da Igreja’, direi até; uma verdadeira e própria ‘Igreja doméstica’, em que florescem as vocações religiosas, em que se tomam as santas decisões e onde se prepara o futuro do mundo”
João Paulo I, na primeira radiomensagem, 27/08/1978

“Não se pode deixar de pôr em realce a ação evangelizadora da família (...) Nos diversos momentos da história da Igreja, ela mereceu bem a bela designação sancionada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II: ‘Igreja Doméstica’. Isso quer dizer que, em cada família cristã, deveriam encontrar-se os diversos aspectos da Igreja inteira. Por outras palavras, a família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e de onde o Evangelho irradia”
Paulo VI – Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”, 08/12/1975

“Temos de proclamar solenemente que a vida humana deve ser transmitida por meio da família, fundada no matrimônio uno e indissolúvel, elevado para os cristãos à dignidade de sacramento. A transmissão da vida humana foi confiada pela natureza a um ato pessoal e consciente (...) Por isso, não se podem usar aqui meios, nem seguir métodos, que serão lícitos quando se tratar da transmissão da vida nas plantas e nos animais”
João XXIII – Carta Encíclica “Mater ET Magistra”, 15/05/1961

“A família humana é o último e sublime acontecimento da mão de Deus na natureza do universo, a última maravilha por Ele colocada como coroa do mundo visível, no último e sétimo dia da criação; quando no paraíso das delícias por Ele plantado e preparado, plasmou e conduziu o homem e a mulher colocando-os para cultivá-lo e guardá-lo (Gn 2, 8-15) e deu a eles o domínio sobre todos os pássaros do céu, os peixes do mar e os animais da terra (Gn 1,28)
Pio XII, na catequese, 08/04/1942 







Nenhum comentário:

Postar um comentário