segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Semana Nacional da Vida

            A Igreja no Rio convida a todos para participarem intensamente da Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, e do Dia do Nascituro, celebrado em 8 de outubro. Para refletir sobre o valor da vida, as paróquias e comunidades são chamadas a realizar diversos eventos e a recolherem assinaturas para a aprovação do Estatuto do Nascituro.
            Sobre a preservação da vida e toda a humanidade, o bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que é presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, participou, recentemente, do encontro promovido pelo Departamento Vida, Família e Juventude do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
            Segundo Dom Antonio, durante o encontro, realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, estudou-se com profundidade como tem sido a influência e o impacto da mudança de época verificável no mundo atual, caracterizado por um forte individualismo.
            “Preservar a identidade e a missão do homem e da mulher unidos através do matrimônio natural, elevado à dignidade de sacramento por Jesus Cristo, é uma tarefa árdua e gigantesca, mas quando assumida com fé e com esperança pelos agentes da Pastoral Familiar junto com seus pastores, servirá para construir a civilização do amor e a cultura da vida”, afirmou o bispo.
            Dom Antonio destacou que a fidelidade conjugal, a paternidade/maternidade, a educação dos filhos, nos valores humanos e religiosos, são sublimes. “A família, o casamento, o amor entre o homem e a mulher, os filhos continuam sendo objetivos realizadores da vocação original da humanidade”, ressaltou.
            Ele afirmou que as “caricaturas” de família, o divórcio, a legalização de uniões ideologizadas, os atentados contra a vida humana em todas as idades, a coisificação do amor e tantas outras investidas egoístas contra o projeto divino de família tem como denominador comum uma só palavra: fracasso existencial.
            “A Pastoral Familiar no Brasil e demais países latino-americanos e caribenhos não deseja, de forma alguma, esse fracasso e essas mentiras. Quer que o sucesso e a realização do homem e da mulher tenham como denominador comum a família, mas a família construída sobre a rocha firme da vivência do amor incondicional, da entrega generosa às pessoas, do serviço desinteressado ao outro, da abertura e da acolhida alegre de uma nova vida, da educação e da prática das virtudes pessoais e sociais cultivadas no solo fértil da solidariedade e da libertação de todo egocentrismo”, concluiu Dom Antonio.
            O encontro também teve como objetivo preparar o I Congresso Latino-americano e Caribenho da Pastoral Familiar, que acontecerá no Panamá, entre os dias 4 e 9 de agosto de 2014. O lema será: “Minha família e eu serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Fonte: Jornal Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário